top of page

A CRISE DE ANSIEDADE E O NOSSO MECANISMO “LUTAR OU FUGIR”

Atualizado: 23 de mar. de 2022



O termo “ansiedade” tem sido usado de forma coloquial para descrever “transtornos de ansiedade”, dado o grande volume desta queixa atualmente. Mais de 19 milhões de brasileiros, pelos dados oficiais da OMS.



A ansiedade é uma emoção normal e natural do ser humano, uma reação quando enfrentamos situações desafiadoras, arriscadas ou novas. Ficamos ansiosos tanto para uma viagem tão sonhada (ansiedade relacionada a “empolgação”) quanto antes de uma prova (ansiedade relacionada a “preocupação”), ou seja, a ansiedade é natural para situações que julgamos boas ou ruins e senti-la nestas condições não é um problema.


No entanto, quando sentimos ansiedade de forma mais contínua e excessiva, não diretamente ligada a situações desafiadoras ou novas, temos “transtorno de ansiedade”. Ele interfere na nossa qualidade de vida, no desempenho profissional e até na saúde, pois traz também sintomas físicos. E dentre as pessoas que sofrem deste transtorno, algumas chegam a fazer crises de ansiedade ou de pânico.


Quando sentimos ansiedade, nosso corpo (especialmente nosso sistema nervoso autônomo) está respondendo, como um reflexo, a um sinal de alerta, de expectativa, preocupação, medo, estresse ou risco.


Quando este sinal é interpretado como algo realmente ameaçador (perigo, choque, estresse) é acionado um "modo de emergência" que é chamado mecanismo “LUTAR OU FUGIR”) do nosso corpo. Adrenalina e cortisol são injetados no sangue e acontece uma série de reações para aumentar a nossa capacidade de “lutar ou fugir” de um grande perigo.


Este mecanismo é muito útil (e não causa nenhum dano a nossa saúde) quando é acionado apenas para situações pertinentes.


O fato é que, parte das pessoas com transtorno de ansiedade “disparam” este mecanismo de emergência sem estarem em cenários de risco e todas aquelas reações pela adrenalina e cortisol são muito desagradáveis. Aceleração, falta de ar, aperto no peito, suor frio, tontura, pernas moles, problemas gastrointestinais (entre outros). Este estado causa uma sensação de descontrole, de estar passando muito mal.


O episódio pode repetir-se, de forma aleatória ou demorar semanas, meses ou até anos para surgir novamente. Pode também ocorrer durante o sono.


Ansiedade Elevada e Crises de Ansiedade são hoje, os tratamentos mais procurados quando as pessoas entram em contato comigo. E por conta do volume de tratamentos realizados, tenho uma combinação de técnicas eficientes para estes casos. É importante ter orientação para lidar com a ansiedade no dia-a-dia, aliviar os sintomas e tratar as causa.


Conheça mais sobre a terapia para:



ou


entre em contato para eu explicar como pode funcionar para você.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page