top of page

A Asiedade e a Isônia

Quando falamos no WhatsApp para agendar, ele me disse que precisava muito melhorar sua a ANSIEDADE e a INSÔNIA (“já te adianto que sou muito ansioso, bem antes da pandemia, desde sempre!😄😫).



Por mais que as emoções tenham literatura, categorização, elas têm SIGNIFICADOS PARTICULARES para cada pessoa☝. Ainda mais na queixa da ANSIEDADE, que se tornou tão generalizada!


Guilherme (nome fictício) me descreveu que gostava de acordar às 5h30 e que ia para a academia antes do trabalho.🏃♂ Se sentia diferente pelos colegas acharem seu ritmo acelerado ou animado demais⚡, porque também era brincalhão. E, por conta das insônias 😵que andava tendo, ficava irritado quando sua rotina embolava. Contou sua insônia como um agito acompanhado de pensamentos sobre o dia seguinte: “meio louco, é algo bom e ruim, porque me preocupo mais quero que chegue, é coisa de ansioso.”


Em um momento perguntei:

Guilherme, me descreve uma pessoa que tem muita energia. (...) Legal, agora me descreve que pontos seus te levam a se intitular um cara ansioso desde sempre?

↔Além de um pequeno bug, ele começou a rir.


E, depois da parte terapêutica dessa reflexão (aqui estamos num resumo claro), ele concluiu:


- NOSSA, nunca tinha pensado assim!! Então pode ser que não seja ansioso, e sim, UM CARA COM MUITA ENERGIA. Administrar minha energia soa bem mais FÁCIL e POSITIVO. Gostei, vou praticar isso. E como você disse, “tenho” (não sou!) ansiedade para ALGUMAS coisas, como todo mundo normal.


💡Sim, mudar a perspectiva, muda a situação, e alguns problemas já diminuem. E quando descolamos a ansiedade da nossa identidade, temos como lidar com ela melhor, lidar com as situações é mais concreto e eficiente.🎯


Pude comprovar no acompanhamento, 2 semanas depois, o efeito dessa desconstrução. Incrível como foi uma alavanca e como facilitou os outros complementos do processo terapêutico do Guilherme.🙂



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page