NEWSLETTER

Receba nossos conteúdos diretamente no seu email  

Que bom, já já você irá receber novos conteúdos! !

  • Whatapp logo Branca_editado
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
Tratamento BURNOUT

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que acometem as saúdes física, mental e emocional.

Quem chega ao Burn-Out, vive os mais elevados sintomas de estresse https://www.meuequilibrio.com.br/tratamentoestresse, com estados emocionais negativos dominantes (angústia, apatia, nervosismo, fracasso, insegurança, etc);

Gera interferências no sono, no humor, no apetite, na imunidade, na libido, na vitalidade, na capacidade produtiva (memória, foco, criatividade, rendimento), nos relacionamentos, no prazer de viver, na orientação do sentido da vida. Dentre os sintomas frequentes, temos: cansaço físico, mental e emocional, dores de cabeça, dores musculares, sudorese, respiração ofegante, taquicardia, gastrite, problemas dermatológicos, apatia emocional, isolamento, descontrole emocional, irritabilidade, sensibilidade excessiva, ansiedade aguda, crises de pânico, depressão.

 

Numa visão prática e isolada, a principal causa do Burn-Out é associada excesso de trabalho.

Porém, os fatores que fazem a pessoa chegar neste estado de esgotamento vêm do seu emocional, na maioria das vezes de estímulos internos inconscientes.

Apenas para ilustrar, como exemplos temos a correlação distorcida entre sacrifício e reconhecimento, a pressão de se sentir obrigado a dar conta de tudo, a falta de posicionamento e limites, a falta de confiança nos outros que gera sobrecarga, a hipercompensação de frustrações (ou culpas) em outras áreas da vida, a inflexibilidade, complexo de inferioridade, o papel de super-herói, nossos mecanismos autosabotadores, entre outros. (Reforçando que cada caso é um caso.)

Estas configurações que motivam nossos comportamentos são provenientes da nossa bagagem de vida: criação, sociedade/cultura e relacionamentos. 

Porém, são temporários e reversíveis. Na maioria das vezes, buscamos ajuda por conta dos seus efeitos negativos na nossa qualidade de vida, no nosso desenvolvimento pessoal ou profissional (no caso do Burn-Out estes efeitos já são em nível crítico).

Dada a abrangência e intensidade de seu impacto nas saúdes física, mental e emocional, é imprescindível que o diagnóstico e tratamento do Burn-Out seja feito, em primeiro lugar, por um profissional da saúde (seu médico de confiança ou um psiquiatra). A terapia - seja na vertente da psicologia ou das terapias integrativas da saúde https://www.meuequilibrio.com.br/terapiaholistica - será de extrema valia no caminho para restabelecer o condição de normalidade e para criar um novo momento, a partir do conhecimento e tratamento das causas. A terapia para casos de Burn-Out guiará um processo de realinhamento de vida. Dentro destas mudanças, tirar um período de férias, somar atividades físicas, cuidar da alimentação, do sono, do lazer, são outros aspectos que farão grande diferença na solução como um todo. 

Entre em contato para saber mais sobre como as terapias podem funcionar para o seu caso.

voltar as terapias

mais terapias:

Gostou?

Vamos agendar uma Sessão?

Ficou com alguma dúvida?
Quer agendar uma consulta?

Mande um Whats ou ligue para Cris 

(41) 9 9643-5638

WhatsApp_Logo_1.png