top of page

Os 5 pilares da Inteligência Emocional

Falo bastante aqui no canal sobre identificar o que sentimos e gerenciar as emoções a nosso favor. Isso faz parte da Inteligência Emocional 🧠, que começa com essa relação conosco mesmo mas vai além, permeia até nossos relacionamentos.



Vamos conhecer então os 5⃣ pilares da Inteligência Emocional, na categorização do Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área:


1 – Conhecer as próprias emoções

O primeiro passo é se conhecer, saber dar nome ao que você sente, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos.


2 – Controlar as emoções

O próximo passo é desenvolver a capacidade de gerenciar o que sentimos. Isso não significa reprimir ou anular, pelo contrário, Inteligência Emocional é sentir todas as emoções (é saudável!), mas administrá-las faz com que não sejamos impulsivos e tenhamos mais equilíbrio para decisões.


3 – Automotivação

Utilizar adequadamente nossas emoções facilita alcançarmos nossos objetivos.

É possível aprender a Inteligência Emocional, é preciso acreditar que dá para mudar. Não existe o “eu sou assim mesmo”. Por isso, a automotivação é necessária para nosso desenvolvimento.


4 – Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, torna nossos relacionamentos mais conectados e saudáveis.


5 – Saber se relacionar interpessoalmente

Sempre precisaremos do outro. Somos parte de um organismo maior, o organismo social. Para se relacionar bem, socialmente, é fundamental o equilíbrio entre a empatia, o autocontrole a autoconsciência.


… e como também sempre faço questão de falar, tuuudo isso SE APRENDE! Afinal, não tivemos essa “matéria” na escola, não é mesmo?


Inteligência Emocional é uma prática, uma “musculação emocional” e vamos tendo cada vez mais ganhos, para a vida toda! 😀



bottom of page