top of page

CASAIS NA QUARENTENA - 7 dicas para a comunicação

Atualizado: 16 de mai. de 2020

A #pandemiamexeu nas nossas bases de segurança, saúde,#renda, alterou planos e desfez perspectivas. 🌪Como reação humana natural, passamos a viver um estado de alerta, de#stress. Por isso, vocês (casais) estão convivendo com uma VERSÃO de vocês, mais instável, intensa, reativa.🌋


A EMOÇÃO ESTÁ FALANDO POR VOCÊS muito mais neste momento. Tendemos a falar mais em tons de reclamação,#desabafo, cobrança. Mas se estivermos atentos 🤔podemos fazer da comunicação uma aliada em soluções e união.💑


DICAS:


1- 😰Diga quando precisar só DESABAFAR. Expressar alivia e clareia a mente.


2 -🤲 Seja um BOM OUVINTE. Muitas vezes o outro só precisa de#acolhimento. E, ao invés de tentar solucionar prontamente, pergunte COMO você poderia ajudar.


3- ✅Quando a questão for RESOLVER algo, foco na SOLUÇÃO, no que precisa ser feito.


4- 🎯Procure não correlacionar situações, resolver uma de cada vez é mais prático e menos emocional.


5- 🤝Pratique falar NÓS: “nós precisamos comprar mais leite”, ao invés de “tem que comprar leite”. Reforça o#sensocoletivoe incentiva a cooperação.


6- 🗣A FORMA que falamos tem grande impacto. Evite expressões IMPERATIVAS. O outro se sente cobrado ou diminuído. E também gera desconexão. ❌Exemplos: “Você deveria negociar isso com seu chefe. Pare de ficar falando nestes grupos do Whatapp. Por que você ainda não lavou a louça?”. ✅Aborde como uma SUGESTÃO, PERGUNTA ou expresse sua EXPECTATIVA sem ser rude. Exemplos: “E se você propusesse X para seu chefe, o que acha? Como podemos intercalar melhor os nossos horários com as crianças? Me ajudaria muito se você usasse o fone enquanto trabalho na sala. Precisamos rever nossa divisão de tarefas.”


7- 😔Peça DESCULPAS. Por vezes o que foi dito estava ok mas COMO foi dito, não. Por outras, não nos expressamos bem ou descontamos. É importante tanto reconhecer quanto compreender desalinhamentos.



🧠💙Com inteligência emocional conviver na quarentena#podesermaisleve.

bottom of page