…e quando você viu, está fazendo um favor, fazendo mais do que sua responsabilidade porque você simplesmente disse “sim” para quem te pediu, num modo AUTOMÁTICO.🤖 E aí, isso pesa, atrapalha seu dia, suas prioridades e você se culpa por, denovo, ter colocado A NECESSIDADE DO OUTRO NA FRENTE DA SUA
Quem se identifica?
“Ah, Cris, mas ajudar as pessoas é uma qualidade”!?
…prestatividade, altruísmo só são qualidades se isso NÃO PREJUDICAR você. Se pesar pra você, chama-se SACRIFÍCIO, não ajuda, nem bondade.
⚖Voltamos ao ponto de EQUILÍBRIO sempre. E para cada um, ele terá seu centro.
E o ponto é a nossa CONSCIÊNCIA DA DECISÃO. Não o fazer em si.
Pense num dia que você ajudou alguém ou fez mais do que era necessário mas se sentiu bem, foi LEVE e GRATIFICANTE.
Agora lembre de um momento que que disse “sim” querendo dizer “não” e foi PESADO, SOBRECARREGOU, você reclamou ou se culpou.
Sair do automático e ganhar alguns segundos para DECIDIR, alinhado com você. :)
Dizer “não” é um EXERCÍCIO e tem MANEIRAS de tornar isso mais leve:
Evite dizer “Não CONSIGO”! Porque não é sua capacidade que está em questão, é a sua DECISÃO, suas prioridades. Quando falamos “eu não consigo te ajudar agora” é pesado, você está afirmando para você que não é capaz ou que tem que dar conta de tudo, isso é péssimo.
Você pode trocar o “Eu não POSSO” por “Não será possível”. Denovo, tire a carga de você, pois é uma questão da circunstância. Fica mais fácil!
Negocie o IMEDIATISMO. A solução às vezes está em quando fazer. Então, avalie o QUANDO. “- Posso ver com você em 10 minutos, tudo bem?” “- Será possível eu levar para você amanhã de manhã, pode ser?”
E nessa questão de TEMPO, decidindo pelo “sim”, cuide com as PROMESSAS de prestatividade: “- sim, te respondo isso em 10 minutos”. “- claro, faço isso hje sem falta”. Muitas vezes a gente se aperta porque NÓS MESMOS prometemos… e aí, desgasta pra correr e desgasta se falhar!
E aí, se identificou?
Conhece alguém que vive deixando as coisas dele pra depois? Marca ele aí!
Me conta aqui sua dificuldade e vamos exercitar juntos!
Commenti