top of page
Foto do escritorCris Vohringer

O Ciclo de quem sempre tenta agradas

…e quando você viu, está fazendo um favor, fazendo mais do que sua responsabilidade porque você simplesmente disse “sim” para quem te pediu, num modo AUTOMÁTICO.🤖 E aí, isso pesa, atrapalha seu dia, suas prioridades e você se culpa por, denovo, ter colocado A NECESSIDADE DO OUTRO NA FRENTE DA SUA

Quem se identifica?


“Ah, Cris, mas ajudar as pessoas é uma qualidade”!?


…prestatividade, altruísmo só são qualidades se isso NÃO PREJUDICAR você. Se pesar pra você, chama-se SACRIFÍCIO, não ajuda, nem bondade.

⚖Voltamos ao ponto de EQUILÍBRIO sempre. E para cada um, ele terá seu centro.


E o ponto é a nossa CONSCIÊNCIA DA DECISÃO. Não o fazer em si.


Pense num dia que você ajudou alguém ou fez mais do que era necessário mas se sentiu bem, foi LEVE e GRATIFICANTE.


Agora lembre de um momento que que disse “sim” querendo dizer “não” e foi PESADO, SOBRECARREGOU, você reclamou ou se culpou.


Sair do automático e ganhar alguns segundos para DECIDIR, alinhado com você. :)


Dizer “não” é um EXERCÍCIO e tem MANEIRAS de tornar isso mais leve:


Evite dizer “Não CONSIGO”! Porque não é sua capacidade que está em questão, é a sua DECISÃO, suas prioridades. Quando falamos “eu não consigo te ajudar agora” é pesado, você está afirmando para você que não é capaz ou que tem que dar conta de tudo, isso é péssimo.


Você pode trocar o “Eu não POSSO” por “Não será possível”. Denovo, tire a carga de você, pois é uma questão da circunstância. Fica mais fácil!


Negocie o IMEDIATISMO. A solução às vezes está em quando fazer. Então, avalie o QUANDO. “- Posso ver com você em 10 minutos, tudo bem?” “- Será possível eu levar para você amanhã de manhã, pode ser?”


E nessa questão de TEMPO, decidindo pelo “sim”, cuide com as PROMESSAS de prestatividade: “- sim, te respondo isso em 10 minutos”. “- claro, faço isso hje sem falta”. Muitas vezes a gente se aperta porque NÓS MESMOS prometemos… e aí, desgasta pra correr e desgasta se falhar!


E aí, se identificou?


Conhece alguém que vive deixando as coisas dele pra depois? Marca ele aí!


Me conta aqui sua dificuldade e vamos exercitar juntos!



0 comentário

Commenti


bottom of page