top of page

CORONA VÍRUS - Equilíbrio Emocional para as Crianças

Atualizado: 16 de mai. de 2020

Meus filhos em QUARENTENA estão ficando irritados!


Ter as AULAS SUSPENSAS e ficar em casa já é um grande impacto na vida das crianças (e dos pais!). Elas percebem que há algo diferente! 🤔Sentem (e reagem) as emoções afloradas no ambiente e na família:


😨o#stress, o medo, a#ansiedade.



As crianças podem responder a este cenário de mudanças de formas diferentes, com comportamentos mais impacientes, reativos, apegados ou frágeis.


A OMS reforçou em suas recomendações a importância de cuidarmos da #saudemental🧠das crianças durante a #pandemia do #coronavirus e na #quarentena. Além de dar uma explicação condizente com a faixa etária da criança, há mais dicas:


🤝REAFIRME QUE ELAS ESTÃO SEGURAS. Com palavras, com #afeto e mostrando estrutura. Mais um motivo para os adultos gerenciarem sua própria ansiedade é transmitir calma e segurança para as crianças.


🤲DÊ ABERTURA PARA FALAREM DE SUAS PREOCUPAÇÕES. Não menospreze, não dê respostas curtas e superficiais. Escute sobre o que elas sentem. Por vezes precisarão apenas de #acolhimento, por outras precisarão de explicações.


📴LIMITE A EXPOSIÇÃO DELAS AS NOTÍCIAS. Conforme a faixa etária, elas estarão mais expostas pela televisão, tablet, celular. Também é interessante os adultos policiarem comentários “alarmantes” em casa sobre o cenário ou familiares.


🕒CRIE UMA ROTINA DENTRO DA NOVA SITUAÇÃO. De forma geral, crianças têm um comportamento mais tranquilo quando inseridas numa rotina. Ela terá que ser repensada e pode levar alguns dias para que todos da casa estejam adaptados. Também pode ser um bom momento para ensinar e engajar as crianças na organização da casa.


💜APROVEITE PARA MOSTRAR A IMPORTÂ NCIA DO SENSO DE COLETIVIDADE. As medidas de higiene, o isolamento, o cuidado com os idosos, a consciência de não estocar... Há muitas oportunidades de dar exemplo as crianças e refletir com elas sobre a interdependência, cooperação e solidariedade.#facasuaparte


⤵ Comente, repasse e ajude mais pais e crianças! E lembre-se...#podesermaisleve.🌎💚

bottom of page