top of page
Foto do escritorCris Vohringer

Não comunicar o problema é tirar a oportunidade do outro reparar.


Ah, quantos problemas no nossos relacionamentos em geral são reféns da COMUNICAÇÃO: da falha ou da falta dela. 🤐


Hoje vamos refletir sobre o NÃO FALAR. Quando, contrariado por alguma coisa que te deixou triste, decepcionado ou com raiva, você simplesmente não comunica.

🤔Mas por que agimos assim?


Vamos a 3 pontos frequentes:


1⃣Esperamos que a outra pessoa PERCEBA “que fez algo errado” e ao invés de falar, damos um gelo 🥶, ficamos emburrados 😤ou retaliamos. Para você pode estar clara a relação atitude-consequência, mas, temos RÉGUAS diferentes de referências e, além disso, a EMOÇÃO do outro pode ter falado por ele, não necessariamente ele tem claro o grau do que aconteceu.🌫


OK, mas se temos repertórios e métricas diferentes do que é certo, decepciona ou irrita alguém, como vamos concordar se eu comunicar? Resolver nem sempre é concordar. O importante é COMPREENDER. Compreender como o outro sente, pensa e espera. Um pedido sincero de DESCULPAS vem dessa compreensão também. Pedir desculpas não muda o que foi, mas muda o RESIDUAL, é um alinhamento. Chegar num ACORDO pode significar apenas respeitar pontos de vista diferentes. 🤝Mas, nesse caso expressando e não guardando, varrendo para baixo do tapete e acumulando situações.


2⃣Esse é um outro ponto pelo qual não falamos, inclusive. Quando estamos ACUMULADOS de situações não resolvidas, nos trava a garganta😶, ou nos entristece (ou dá uma preguiça) 🙁falar o que incomodou. E aí, mistura toda a interpretação.🌪


3⃣Temos medo de nos posicionarmos ou medo de sermos rejeitados.😟💔Nossa história de vida influencia muito termos (ou não) estas reações automáticas.


🗝Para qualquer mudança de reação o primeiro passo é temos consciência do que acontece automaticamente, na reatividade.


Conseguiu se perceber em alguma dessas situações? Me conta aqui nos comentários!💬





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page